sábado, 23 de fevereiro de 2013

"morire di fame": um excerto fílmico de Pasolini


Quando rodava A Paixão segundo S. Mateus, Pasolini produziu um curto filme intitulado "La ricotta", em 1962, que podemos traduzir por "o requeijão".
O filme de Pasolini é a transcrição ficcional de um filme em processo de realização, sob a direção de Orson Welles, sobre a Crucificação de Cristo. Assim, o que vemos neste filme é Welles a dirigir os seus atores, numa situação de mise-en-abîme, funcionando como moldura de um acontecimento passado que se transporta para a situação presente em que o povo se encontra: o catolicismo romano, em vez de força libertadora, é uma ruína de um passado que mantém a sua sobranceria de impiedade em face do povo miserável, pobre e excluído.
A própria epígrafe que surge no frontispício do filme de Pasolini marca desde logo a dimensão de crítica impiedosa ao catolicismo, heresia que valeu o encarceramento ao seu autor.
Transcrevo o diálogo que surge numa cena do filme (cerca do 23.30-24.15 minutos) entre o personagem que representa o povo - é o bom ladrão da narrativa bíblica, o seu nome é Stracci, o farrapo, que apenas quer comer, sobretudo o requeijão, porque está sempre com fome ao longo do filme e que, no fim, morre de indigestão - e o personagem que representa Cristo.

"- O bom ladrão (Stracci) – Tenho fome estou a ficar amaldiçoado.
- Cristo – Tens e eu deixo-te tê-la.
- O bom ladrão – És um Cristo Bom. Pensas que não tenho direito de me queixar?
- Cristo – Faz como queiras, mas eu não te levarei para o reino dos céus.
- O bom ladrão – Mas eu decidirei pelo reino da Terra.
- Cristo – Especialmente agora que o teu partido está no poder.
O bom ladrão – Como se o teu fosse melhor.
- Cristo – Eu não te levo. Tu estiveste sempre com fome, ainda estás com aqueles que te fazem passar fome.
– O bom ladrão – Alguns têm uma ocupação, outros, outra. A minha deve ser morrer de fome."

Sem comentários:

Enviar um comentário