domingo, 27 de janeiro de 2013

“Primeiro vieram prender os judeus”, um poema contra a apatia


“Primeiro vieram prender os judeus…” é um poema atribuído ao pastor evangélico alemão Martin Niemöller (1892-1984), que é um grito de denúncia contra  apatia dos intelectuais e dos cidadãos em face  dos perigos que cresciam logo após o ascenso do nazismo ao poder (1933). Atendendendo a que o pastor sofreu o encarceramento em 1937, eventualmente nos campos de concentração de Sachsenhausen e Dachau, é provável que a escrita do poema, que se transcreve, tenha ocorrido antes desta data.
  
Primeiro vieram prender os judeus
E eu não levantei a minha voz
Porque não era judeu.
Depois vieram prender os comunistas
E eu não levantei a minha voz
Porque não era comunista.
Depois vieram prender os homossexuais
E eu não levantei a minha voz
Porque não era homossexual.
Depois vieram prender os sindicalistas
E eu não levantei a minha voz
Porque não era sindicalista.
Depois vieram prender-me
E já não havia mais ninguém
Que levantasse a voz por mim.
Martin Niemöller

Sem comentários:

Enviar um comentário