terça-feira, 16 de abril de 2013

Quo usque tandem abutere, Europa, patientia nostra?


Parafraseando a frase do Discurso Contra Catilina, proferido por Cícero no Senado Romano, podemos dizer hoje o mesmo, em jeito acusatório, a outro personagem: “Até quando, ó Europa, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura?...”
O Diretório que pilota esta grande nau faz lembrar o comandante do Costa Concórdia, esse palácio flutuante: quando o barco encalhou, a primeira coisa que fez foi “dar às de vila Diogo”, abandonando o paquete à sorte do destino, de mau augúrio, entretido que estava no momento do embate na rocha com os seus delírios eróticos imediatos.
 Agora, o naufrágio à vista devia aconselhar outra prudência, que era possível: recuperar o espírito solidário do Tratado de Roma e de Maastricht, rasgar o princípio da unanimidade das decisões do Tratado de Lisboa, perceber que não é penalizando os países periféricos (os mediterrânicos e a Finlândia) mas avançando para um projeto de mudanças estruturais nas políticas bancária e financeira, mutualizando as dívidas soberanas dos países em espiral recessiva (sobretudo a Grécia e Portugal), avançando drasticamente a um ataque sem tréguas à especulação financeira no seu espaço e procurando negociar com outros países, em escala crescente (por exemplo, os Estados Unidos), o alargamento de processos de regulação externa que minimizassem aquela.
A condição de todas as mudanças referidas é de natureza política: a constituição de um Estado supranacional, que dialectizasse verticalmente as políticas nacionais com o direito de cada Nação a participar, em pé de igualdade, na tomada de decisão comum, de modo a salvaguardar os interesses nacionais, protegendo os dos países mais fracos relativamente aos mais fortes.  
Mas os sinais de mudança são muito tíbios, encontrando-se a sua causa na falácia da crença de alguns ( a Alemanha é o grande exemplo) de que sobretudo há que proteger os  interesses nacionais “über alles”: Por isso, a esperança de um porvir diferente está, no momento, numa zona de sombra, dado o eclipse.
Não é de admirar que hoje, em Portugal, da centro-direita ao centro esquerda, vozes se alarmam com o rumo da Europa, que a está a conduzir ao abismo, facto que uma ampla corrente de opinião pública, de personalidades (por exemplo, Viriato Soromenho Marques) e de formações partidárias (o melhor exemplo é o Bloco de Esquerda).
É assim que o economista António Nogueira Leite (centro-direita) afirma no programa Prós e Contras - “Ficar ou Sair do Euro? – do dia 15 do corrente: “A europa é um foco de irracionalidade para si própria”. Contudo, acha que Portugal não deve dar o passo, por princípio, de sair do Euro, seria regressar a patamares de empobrecimento enormes.
Já o economista Ferreira do Amaral, com a mesma consciência da irracionalidade existente, advoga, se nenhuns sinais surgirem depois das eleições alemãs de Setembro, uma saída negociada do Euro.
Convido de novo o leitor a escutar o poema cantado de Carlos Drummond de Andrade “E agora José”, que já postei neste blog, no intuito de marcar que a morte maior é a abdicação ou ou resignação ao que tiver de ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário