sexta-feira, 6 de junho de 2014

Modelos de democracia: participativo, representativo e deliberativo - Jean-Marc Ferry


Excelente repositório online de filosofia política, da autoria de Jean-Marc Ferry: cursos, artigos, entrevistas, debates, etc.
Pela importância para a nossa atualidade, aconselho a leitura do capítulo "Trois modeles de démocratie" (participativo, representativo e deliberativo), do curso Histoire de la pensée politique, pp. 53-74).
Neste texto, depois de explorar os limites dos modelos participativo e representativo de democracia, o autor especifica o modelo deliberativo nestes termos:
- "o que é decisivo, central, no modelo deliberativo, não é por consequência a expressão da vontade política dos cidadãos, mas a formação desta vontade num processo de discussão pública" (p. 63); 
- em seguida, explicita as diferenças do modelo deliberativo relativamente aos outros, por exemplo esta: "em relação ao modelo participativo "puro"(rousseauista), como em relação ao modelo representativo (liberal) o modelo deliberativo recusa a imagem ou a pressuposição de vontades individuais já formadas e completamente preparadas, nos  societários., de modo que estes não teriam no fundo nada a aprender de uma conforntação pública com os seus co-societários." (p.63)
A ler por quem quer ter uma opinião qualificada nos debates públicos:
 
http://users.skynet.be/jean.marc.ferry/Corpus.pdf

http://users.skynet.be/jean.marc.ferry/

Sem comentários:

Enviar um comentário