sábado, 30 de junho de 2012

Tortura no mundo


Milhares de homens, mulheres e crianças aviltam nas prisões e comissariados em todo o mundo vítimas de tortura. Ignora-se o número, pois que os actos são ilegais.
Segundo o relatório da Associação dos Cristãos para a Abolição da Tortura (ACAT), três novos paises emblemáticos acabam de ser referenciados pelas suas práticas: a Tunísia, o México e o Sri Lanka.
Ao contrário do que se pensa, a tortura não visa apenas os opositores políticos, atingindo potencialmente todos, sobretudo as camadas da base da pirâmide social.

Comentário

A ideologia securitária é uma complexa construção social sobretudo determinada pela necessidade, que os políticos de serviço cumprem com zelo, de garantir aos investidores as condições para que o negócio aconteça e floresça. Só isso explica o crescendo do encarceramento a nível mundial, mais marcado nos países periféricos.
Assim, a luta contra a tortura, necessária, será sempre limitada até que se  extirpem as suas causas fundamentais: o  capitalismo internacional predatório e a cumplicidade e a corrupção dos  governos locais que a ele se submetem.

Sem comentários:

Enviar um comentário