terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A dívida não é pública é "um roubo aos trabalhadores"



O livro "Quem Paga o Estado Social em Portugal", uma investigação económica coordenada pela historiadora Raquel Varela, defende que a dívida afinal não é pública e que o sistema está a "roubar" os contribuintes e os trabalhadores.
"A divida não é pública, é um mecanismo de acumulação de capital, ou seja é uma renda fixa para quem detém os títulos da dívida. A dívida produz juros e esses juros significam uma renda fixa para quem compra os títulos, nomeadamente o setor financeiro" disse à Lusa a historiadora Raquel Varela, da Universidade Nova, e coordenadora do trabalho publicado em livro e que é apresentado hoje em Lisboa.
O livro socorre-se de dados do Instituto Nacional de Estatística e do Eurostat, estabelece a relação "desigual" entre os impostos pagos pelos trabalhadores e os serviços prestados pelo Estado a que os contribuintes têm direito e conclui que o sistema está a "roubar" os cidadãos.
"É um sistema semi-moribundo, sobretudo depois da crise de 2008 que, para não morrer, socorre-se dos impostos. No livro, os modelos e as contas que foram feitas não são modelos marxistas que vêm da fórmula clássica de `que só o trabalho produz riqueza`, nem são modelos qualitativos" explica Raquel Varela.
Segundo a historiadora, mesmo fazendo as contas do "ponto de vista liberal" os trabalhadores estão a ser roubados e não devem nada a ninguém e isso leva à questão da dívida pública.
"A dívida pública é uma forma de acumulação de capital e com formas um bocado primitivas que é quase de expropriação. Para a dívida pública ser elevada e para o pagamento da dívida pública poder existir - para o pagamento do juro existir - tem de se expropriar os trabalhadores do seu salário direto através dos impostos ou dos cortes salariais e do seu salário social" refere a coordenadora do livro.
Sendo assim, áreas como saúde, educação, estradas, bem-estar, saneamento, segurança social e que são pagos pelos trabalhadores, são transferidos para um mecanismo de renda fixa que são os juros da dívida pública.
"Esperamos é que a discussão deixe de ser qual a parte da dívida que é legítima e que não é legítima e que passe a ser: quem deve dinheiro, porque esta chantagem sobre os trabalhadores de que a dívida pública subiu porque os trabalhadores andaram a gastar mais é falsa. Do ponto de vista económico é uma falsidade", acusa Raquel Varela.
Fonte da notícia: Lusa, 12 de Outubro 12 Out de 2012

Ps. : Se é pertinente esta análise, então significa que o mecanismo da dívida é uma resultante da ação do Estado, que disponibiliza títulos de dívida que, pouco a pouco, vêm traduzir-se numa “renda” para os seus detentores. E assim o Estado está ao serviço dos interesses privados, como afirma Buchanan (cf. post anterior), do mercado, hipotecando a sua essência que é promover a justiça para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário