quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Passar fome, por Brecht: o intolerável

Interrogado sobre a sua pátria, o senhor K. respondeu assim: "Em qualquer lado posso passar fome." E alguém que o ouvia com muita atenção perguntou por que falava em passar fome se tinha realmente que comer. O senhor K. justificou-se, dizendo: "É provável que eu tenha querido dizer que posso viver em qualquer lado se quiser viver onde reina a fome. Admito que haja uma grande diferença entre alguém passar fome e viver onde reina a fome. Permitam-me, porém, alegar como desculpa que viver onde reina a fome talvez seja para mim menos grave do que sofrê-la, mas não deixa de ser muito grave. Para outros talvez não tenha importância que eu passe fome, mas opor-me ao facto de a fome reinar, sim, é importante.”

Bertolt Brecht, Histórias do Senhor Keuner, p. 25, Hiena Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário