terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A concentração desproporcionada de poder económico e financeiro no mundo



Riqueza: Os 10% de elementos mais ricos da população possuem 85% da riqueza mundial. E, mais, os dados disponíveis sugerem que existe uma segunda regra “80/20” (princípio de Pareto, segundo o qual 80% das consequências provêm de 20% das causas) no seio da regra “80/20” (entre os mais ricos, há alguns que ainda são mais ricos): os mais ricos de todo o mundo são cerca de dois por cento e possuem metade da riqueza mundial. Os bilionários do mundo, que são menos de 0, 000015 por cento da população, possuem uma riqueza que é quase o dobro da que possuem os 50% mais pobres.

Finança: As 100 instituições financeiras internacionais de topo gerem quase 43 triliões de dólares, o que equivale a cerca de um terço dos ativos financeiros de todo o mundo. Dos 10000 fundos de investimento de elevado risco existentes no mundo, os primeiros cem, só um por cento, controlam 60% dos dois triliões de dólares de ativos financeiros do sector. Um investidor, a Fidelity, com quase dois triliões de dólares de ativos, é proprietária de 10 por cento, ou mais, de 100 das maiores empresas da América.

Empresas: As maiores 250 empresas do mundo têm vendas anuais superiores a 14 triliões de dólares, o que equivale a cerca de um terço do PIB global. As duas mil maiores empregam mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo”.

PS. - Esta síntese da concentração do poder económico e financeiro mundial foi retirada do livro de David Rothkopf, Superclasse, Editora Quidnovi, 2008, p. 384.
Este autor indica a fonte dos dados estatísticos que apresenta, sendo um datado de 2006 e os restantes de 2007.
É provável que a situação atual tenha sofrido algumas variações, mas a sua estrutura não será significativamente diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário